sábado, 16 de fevereiro de 2008

solbatt em Educação Artística

“Criar é alegria, é paixão, é sonho! A criação voa nas asas da imaginação! A beleza está na surpresa de sabermos que somos capazes de criar um mundo mais bonito e humano, vivendo intensamente o momento criativo! Criar é estar perto do Criador Supremo!”

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
PROFESSORA: SOLANGE DA CRUZ BATTIROLA
CRIATIVIDADE: a história da criatividade confunde-se com a história da humanidade. O homem sempre construiu instrumentos para suprir suas necessidades de sobrevivência e foi capaz de transmitir suas descobertas a seus descendentes. De geração em geração, os instrumentos foram sendo aperfeiçoados e muitos outros foram inventados.
A definição de criatividade depende de quem a exponha. A criatividade significa flexibilidade de raciocínio ou fluência de idéias ou também pode ser a capacidade de pensar de forma diferente das outras pessoas. Em geral, considera-se a criatividade como um comportamento produtivo, construtivo que se manifesta em ações ou realizações. Devemos desmitificar que a criatividade é um dom inato. Prevalece a idéia de todos nós temos um imenso poder influenciando o nosso potencial criador.






DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
PROFESSORA: SOLANGE DA CRUZ BATTIROLA
De acordo com Míriam Celeste Ferreira Dias Martins: “Todos nós somos criativos por natureza e precisamos “expressar nossa criatividade através da expressão verbal, corporal, na dança, na poesia, no teatro, na música...no modo de ser e viver! Ser criativo é ter uma percepção mais sensível do mundo, é ter capacidade de brincar com as coisas ou conceitos, explorar idéias e situações pelo simples prazer de ver onde podemos chegar.”
Os processos criativos permitem redescobrir significados na vida e possibilitam a expansão de consciência. É um fenômeno que rompe barreiras...como abrir portões da mente. É ir em direção ao novo, inovador, produtivo, emergente, ao divino.
A imaginação criadora permite ao ser humano conceber situações, fatos idéias e sentimentos que se realizam como imagens internas que se combinam para representar essa experiência. É uma imensa capacidade de visualizar situações que não existem , que são irreais, mas que podem vir a existir, abrindo um grande leque de possibilidades que estão além da realidade existente. Quando nos abrimos à nossa criatividade, abrimo-nos à nossa criatividade, abrimo-nos ao Ser Criador, que é Deus, presente em nós. Ser criativo é realizar-se como pessoa.
Infelizmente a maioria das pessoas mata as idéias devido ao que os outros pensam e as gozações freqüentes. Com o passar dos anos, as pessoas aprendem a reprimir, controlar emoções, desejos, resguardar a curiosidade, evitar o fracasso, bloqueiam tudo o que poderia ser considerado ridículo.
O processo criativo não acontece por simples mágica, não vem pousar de graça em nossas mãos, a impressão de que uma idéia brota de repente do ar, do nada, acontece porque temos pouca consciência do processo de gestação da idéia. . É necessário um tempo de mudança, tomada de consciência, desenvolvimento, reflexão, crescimento interior, sensibilidade... a criatividade é um diálogo do nosso consciente com o inconsciente. A seguir, apresentamos as fases da criatividade:
• Apreensão da idéia
• Preparação: é a investigação da idéia centro
• Incubação: período em que os recursos vindos do exterior vão se transformando em algo próprio
• Iluminação: é o clímax do processo.
• Verificação: é a ação propriamente dita, dá-se de forma real e definitiva ao que era emocional
PENSAMENTO / SONHO
=
AÇÃO REALIZADA.

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
PROFESSORA: SOLANGE DA CRUZ BATTIROLA
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO CRIATIVO:
• FLUÊNCIA: abundância ou quantidade de idéias diferentes sobre um mesmo assunto.
• FLEXIBILIDADE: capacidade de alterar o pensamento ou conceber diferentes categorias de respostas
• ORIGINALIDADE: respostas infreqüentes ou incomuns
• ELABORAÇÃO : quantidade de detalhes em uma idéia.
• AVALIAÇÃO: processo de decisão, julgamento e seleção de uma ou mais idéias dentre um grupo maior de idéias apresentadas anteriormente.


Tanto na criança como no homem adulto, o espírito criador sopra para onde quer e como quer. A menos que o adulto sufoque na sua teimosia de auto –dirigir-se.
Lowenfeld aponta 8 critérios que define a criatividade:
1) Sensibilidade aos problemas.
2) Faculdade de permanecer em estado de receptividade
3) Mobilidade
4) Originalidade.
5) Aptidão para transformar ou redeterminar
6) Capacidade de análise
7) Capacidade de síntese
8) Capacidade de organização coerente.
A arte é geralmente considerada parte integrante da Escola e é importante tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental, MÉDIO E SUPERIOR
Arte e Educação são produtos culturais e precisam ser entendidos no contexto das culturas onde surgem. Não há uma noção de Arte e Educação válida para todas as culturas e todos os meios sociais.
Fazendo arte, a pessoa usa o seu corpo, sua percepção, seus conceitos, sua emoção, sua intuição – tudo isso em uma atividade que não a divide em partes, mas, ao contrário, integra os vários aspectos da personalidade.
Na área da expressão artística, o educador não conhece e nem procura respostas certas. A Arte se aprende através das pequenas coisas, pequenos gestos praticados com intenso amor.
Devemos aguçar o nosso lado mais sensível através da observação constante e da contemplação do mundo ao nosso redor. É uma educação do olhar, ver, pesquisar, detalhar, estar atento de diferentes maneiras às particularidades visuais, relacionando-as entre si. Isto significa descobrir as características do próprio cotidiano. Em casa, com a família, na escola, na sala de aula, nos encontros com amigos, na rua, na Igreja... lugares, espaços e ocasiões que nos coloca uma imensa riqueza de detalhes e experiências carregadas de sentimentos e de vida. Porém, não basta apenas olhar mais atentamente as coisas ao nosso redor. É necessário uma mudança interior, é redescobrir a importância da própria vida.
É importante que os alunos compreendam o sentido do fazer artístico; que suas experiências de desenhar, cantar dançar ou dramatizar não são atividades que visam distraí-los da seriedade das outras disciplinas. Ao fazer e conhecer Arte o aluno percorre trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos específicos sobre sua relação com o mundo. Além disso, desenvolvem potencialidades que podem alicerçar a consciência do seu lugar no mundo e também contribuem inegavelmente para sua apreensão significativa dos conteúdos das outras disciplinas do currículo.

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