sábado, 16 de fevereiro de 2008

SOLBATT no texto: comunicação e boas maneiras

COMUNICAÇÃO E BOAS MANEIRAS
“Gente não vive sem gente!”Essa é uma grande verdade! Veja só de quantas pessoas dependemos desde que acordamos pela manhã até a chegada à escola.
Basta reparar em nosso café da manhã. Para tomar um leite quente e gostoso, coisa que parece tão simples, foi preciso: pessoas criarem e cuidarem da vaca, alguém tirar-lhe o leite, outros o transportarem, outros o colocarem na embalagem, alguém, com carinho, ferve-lo e coloca-lo na nessa para nós. O café? Por quantas mãos passou! Foi plantado, foi tratado, colhido, secado, despolpado, beneficiado, torrado, moído e coado antes de chegar até nós. O mesmo acontece com o pão, desde o plantio do trigo até chegar à nossa mesa. Quanta gente trabalhou para nós!...
Assim é com tudo: Com o que usamos. Nossas roupas, nossos livros e mais mil coisas que vocês mesmos irão descobrindo.
Já pensaram quantas pessoas colaboram conosco e nos ajudam todas as manhãs ?
É legal demais a gente pensar que faz parte de um todo que é a humanidade! Nesse todo, temos a nossa parte de dar... São os nossos diretos e os nossos deveres.
Como somos todos irmãos, é justo que nos ajudemos uns aos outros, pelo menos cada qual cumprindo direitinho com as suas tarefas e obrigações. Por isso é tão importante a gente estudar bem e se preparar para o futuro, refletindo sobre o presente! Poderemos ser muito úteis à humanidade. Foi assim que os grandes inventores e os grandes homens se prepararam e usaram sua inteligência e seu preparo para o bem comum.( direito, dever).
Todos precisam de nós e nós precisamos de todos. Aí é que surge a necessidade de nos comunicarmos uns com os outros.Quando melhor for a comunicação, mais fácil e agradável se torna a vida. Qual será o meio mais fácil, simples e natural de nos comunicarmos?
A fala, isto é, A PALAVRA. É muito importante, pois , cultivar o Dom da Palavra. Falando com clareza.... bem explicado... e o mais simples possível!!! Nada de ter medo de falar! Falar todas as vezes que tiver alguma coisa para dizer.Porém, sem se precipitar...e pensando no que vai dizer.
Existe muita gente que exagera! Fala demais, aborrecendo todo o mundo!... Outros põem sua vida toda a público! E a da sua família também... contando tudo o que vivem fazendo fofocas e falando mal dos outros... que acham disso? Aí, entre uma coisa muito importante: o respeito por si mesmo e pelos outros. É também uma questão de Critério Mas ...o que será esse negócio de Critério? Critério é uma crítica que cada um faz a si mesmo antes de falar ou de agir, para verificar se o que vai dizer ou fazer não irá prejudicar os outros ou a si mesmo.
Isso também se chama BOM SENSO e ajuda incrivelmente as pessoas que possuem. Quem não o tiver muito desenvolvido poderá perfeitamente se exercitar e conseguir essa qualidade tão importante para todos: é só faze uma parada antes de começar a falar para dar uma peneirada no que vai dizer , (esse hábito pode ajudar muito).
Existem várias maneiras de nos comunicarmos: o olhar... o sorriso...a palavra falada... a palavra escrita... a mímica... os gestos... o canto...os jogos em comum...expressão corporal... e muitas outras. Há também : televisão... cinema... rádio... teatro... circo... música... telefone... correio... a própria escola, além de muitos outros.
Tudo isso nos põe em contato com os nossos semelhantes e estabelece o intercâmbio entre os homens,unindo suas idéias.
Há muita gente, porém , que fala muito bem mas não sabe ouvir! Não dá oportunidade para os outros falarem... Ouvir também é um meio de comunicação! E muito importante! Saber ouvir é uma arte! Quantas vezes podemos ajudar muito apenas ouvindo o que alguém tem a dizer!...
Veja agora uma coisa que parece estranha: apesar de hoje em dia existirem tantos meios de comunicação,há no mundo milhares e milhares de pessoas SOLITÁRIAS, embora rodeadas de gente! Sabia? Nas ruas... nas escolas... e até nos próprios lares... por falta de comunicação! As vezes nós mesmo contribuímos para nosso próprio isolamento e para o isolamento dos outros. Talvez por não queremos ou não sabemos nos comunicarmos, pensando e observando todas essas coisas.
Como é bom a gente se comunicar! Fazendo com que os outros possam aproveitar também das coisas lindas que temos dentro do nosso coração e da nossa cuca1 Por que não? Coisas que precisam ser ajudadas, pois muitas vezes os outros podem nos ajudar, e muito! Do mesmo modo que podemos também, com amor,tentar descobrir as dificuldades dos outros e ajuda-las a vencer essas dificuldades. Muito importante é desenvolver e cultivar o Espírito critico.
Já imaginou, por exemplo, se fôssemos acreditar em tudo o que os anúncios dizem? Quanto exagero! Quanta mentira! A gente sabe perfeitamente que tudo aquilo é só para vender o produto . Mas não deixa de ser uma tapeação pra cima de nós... E os programas de televisão? Podemos acreditar em tudo o que eles dizem? Achar certo tudo aquilo que vemos ?Claro que não! É tão gostoso saber distinguir as coisas boas das coisas más... a verdade da mentira...É muito útil a gente saber analisar e julgar! Assim não se vai facilmente na conversa dos outros.
Cada um de nós é um ser livre! Ninguém pode nos obrigar a fazer uma coisa que achamos errada.. A verdade é que , no fundo, todos admiram e respeitam aqueles que agem com lealdade, querendo acertar sempre!
APROVETAMENTO DA LEITURA
1. Explique por que gente precisa de gente.
2. Por que não podemos viver sozinhos?
3. Quais são nossos direitos na sociedade em que comunicarmos?
4. Quais nossos deveres?
5. Qual é o meio mais fácil e natural de nos comunicarmos?
6. Como cultivar o DOM DA PALAVRA?
7. Que é critério ou Bom Senso?
8. É necessário saber ouvir Por quê?
9. Por que é tão importante desenvolver o ESPIRITO CRITICO?
10. Qual a vantagem de sermos SERES LIVRES?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui, você encontra os registros textuais e fotográficos de uma educadora... Minha Vida é abençoada por Deus! (Tenho todo o amor que mereço e amo de forma incondicional). Adoro meu trabalho e tudo que realizo é feito com Paixão! Amo a vida e o meu bem maior é viver! Que bom te ver aqui! Aproveite! Bjks Prof. Sol