sábado, 16 de fevereiro de 2008

SOLBATT e a Teoria da Cor

Teoria da Cor
CORES
O termo "cor" indica algo muito mais próximo da neurofisiologia do que da física. É algo que consiste mais no comportamento próprio de um indivíduo do que num fenômeno independente de validade universal.
Podemos, no entanto, estudar as cores através da física propondo uma teoria conhecida como teoria das cores. Assim surge a colorimetria como ciência da medição das cores. A palavra "cor" é empregada para referir-se à sensação consciente de um observador cuja retina se acha estimulada por energia radiante.
Cores Primárias
A teoria das cores diz que por meio de cores básicas, ou primárias, qualquer cor pode ser formada. Essas cores são vermelho, verde e azul para cor luz e vermelho, amarelo e azul para cor pigmento


Cores Secundárias : Se se misturarem duas cores primárias obter-se-á uma cor secundária ou binária:
Cor luz
Verde + Azul = Ciano
Azul + Vermelho = Magenta
Vermelho + Verde = Amarelo
Cor pigmento
Amarelo + Azul = Verde
Azul + Vermelho = Violeta
Vermelho + Amarelo = Laranja


Cores Terciárias : Se misturar uma cor primária com uma secundária correspondente, isto é, que a contenha, o resultado será uma cor terciária ou intermediária. Por exemplo, a combinação de amarelo com alaranjado.


Cores Análogas : Estas cores são adjacentes no círculo cromático que, partindo da anterior a uma cor primária, chegam até a anterior à outra primária que não as contenha.


Dimensões da Cor: Os teóricos classificam as cores com três dimensões: tom, valor e saturação. Para representar essa classificação elaboraram-se vários esquemas como a pirâmide de Lambert, o duplo cone de Ostwald e a ordenação criada por Munsell. Estes sistemas baseiam-se no mesmo princípio. O eixo vertical representa as escalas de valores acromáticos, que vão desde o branco na parte superior até o negro na inferior. O círculo correspondente ao equador contém a escala dos tons que possuem, nesta altura, um valor de claridade médio. Cada uma das seções horizontais do sólido apresenta os valores cromáticos num dado nível de claridade. Quanto mais afastado do eixo central, mais saturada será a cor. Quanto mais próximo, mais misturada com um cinza de mesmo valor.


Tom : É a qualidade que distingue uma cor de outra. Por exemplo, um amarelo de um vermelho. Corresponde ao comprimento de onda dominante.


Valor ou Fator de Luminância : Cada cor pode ter diferentes valores, de acordo com o seu grau de claridade ou obscuridade refletida. Por exemplo, um vermelho claro tem valor mais alto do que um vermelho escuro. Desta maneira, "valor" significa a quantidade de luz que uma superfície tem a capacidade de refletir.


Saturação ou Fator de Pureza : A saturação corresponde ao grau de intensidade ou croma, e relaciona-se com a pureza ou a opacidade da cor.


Tonalidade : Esta característica é resultante da proporção das cores componentes ou das agregadas. Por exemplo, o verde amarelado e o verde azulado são diferentes tonalidades do verde.


Qualidades da Cor : As cores possuem diversas qualidades e "temperaturas", e também diversos efeitos excitantes sobre o sistema nervoso do observador.
O psicólogo alemão Wundt estabeleceu a divisão fundamental das cores em quente e frias. As cores quentes são psicologicamente dinâmicas e estimulantes como a luz do sol e o fogo. Sugerem vitalidade, alegria, excitação e movimento. As cores quentes parecem que avançam e que se aproximam. As cores frias são calmantes, tranqüilizantes, suaves e estáticas, como o gelo e a distância. As cores frias parecem que se retraem e que se afastam.


Relatividade da Cor : A cor não intervém somente por si própria, mas também conforme a sua "situação". Uma cor só é chocante quando está dissociada e sem relação com as que a rodeiam. A cor atuante, e por conseqüência ativa, perde sua identidade, parecendo como se fosse outra cor, mais clara ou mais escura, mais ou menos saturada, mais brilhante ou mais opaca, mais quente ou mais fria, etc.
Contraste Simultâneo - esta é a expressão que serve para designar a modificação que duas superfícies diversamente coloridas sofrem no seu tom ou valor, quando as observamos simultaneamente.
Contraste Sucessivo - Dá-se esta designação ao fenômeno que se produz quando o olhar, após ter observado durante um certo tempo a cor de uma superfície, distingue a sua complementar ao observar uma superfície branca.
Contraste de Temperatura de Cor - Quando um tom quente se encontra em contraste simultâneo com outro frio, o tom quente parece mais quente e o tom frio mais frio. Duas cores quentes sobrepostas tornam-se menos quentes mutuamente.
Contraste de Valores - uma cor clara sobre fundo escuro parece mais clara do que é, e uma cor escura sobre fundo claro parece ainda mais escura. Mas, além disso, uma figura de tom claro sobre fundo escuro parece maior, quanto à área que ocupa, do que outra escura sobre um fundo claro, embora ambas tenham idênticas dimensões.


Combinação de Cores

Harmonias Monocromáticas - Harmonia entre diferentes valores de uma mesa cor.
Harmonia por Analogia - Harmonia entre cores que tenham a influência de uma dominante básica.
Harmonia por Contraste - Há vários métodos para obter harmonia por contraste. O mais conhecido consiste em empregar várias cores, saturação e valores de uma mesma cor. Outro método consiste no isolamento dos tons contrastantes, separando-os com uma linha neutra. O branco e o negro são os tons neutros mais eficientes para esta finalidade.
Harmonia por Cores Complementares Contíguas - usam-se as duas cores contíguas da complementar direta no círculo cromático. Esse contraste é mais suave do que a das complementares diretas.
Harmonia por Tríadas - consiste no emprego de três cores que tenham uma mesma relação entre si, isto é, que estejam situadas eqüidistantes uma da outra, no círculo cromático
Harmonia por Temperatura de Cor Dominante - se a área maior ou dominante da composição for quente ou fria, o esquema estará unificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui, você encontra os registros textuais e fotográficos de uma educadora... Minha Vida é abençoada por Deus! (Tenho todo o amor que mereço e amo de forma incondicional). Adoro meu trabalho e tudo que realizo é feito com Paixão! Amo a vida e o meu bem maior é viver! Que bom te ver aqui! Aproveite! Bjks Prof. Sol