sábado, 29 de março de 2008

A VIRTUDE ESQUECIDA

A VIRTUDE ESQUECIDA
Conta-se que, na china antiga, um príncipe da região norte do país estava às vésperas de ser coroado imperador. Mas, de acordo com a lei, antes deveria casar-se. Sabendo disso, resolveu fazer uma disputa entre as moças da corte e outras pretendentes.
O príncipe anunciou que numa celebração especial, receberia todas as moças e lançaria um desafio.
A filha de uma serva do palácio também decidiu participar. Sua mãe lhe perguntava: “Minha filha, o que você fará lá? Estarão presentes todas as mais belas e ricas moças da corte”.
Ela, entretanto, afirmava: “Querida mãe, eu sei que jamais serei a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, e isso já me faz feliz”.
Na hora marcada, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam as moças mais atraentes, com as mais belas roupas e jóias.
Então, apareceu o príncipe e anunciou o desafio:
- Darei a cada uma de vocês uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a flor mais encantadora, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da china.
O tempo passou, e a humilde jovem, com muita paciência e ternura, cuidava da sua semente. Sabia que, se a beleza da flor tivesse a mesma extensão de seu amor, ela não precisaria preocupar-se com o resultado. Passaram-se três meses e nada aconteceu. Dia após dia, a jovem sentia cada vez mais longe o sonho, mas cada vez mais profundo o seu amor.
Os seis meses se passaram e nada havia brotado. Consciente de seu esforço e dedicação, a moça comunicou à mãe que, independente das circunstâncias, retornaria ao palácio, na data e hora combinadas, nem que fosse só para ver o príncipe.
E assim procedeu. Compareceu ao palácio com seu vaso vazio, enquanto todas as outras pretendentes se apresentaram, cada qual com uma flor mais bela, de mais variada forma e cor. Ela estava admirada, pois nunca havia presenciado tão bela cena.
Finalmente chegou o momento esperado, e o príncipe se pôs a observar cada uma das candidatas com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, uma a uma, anunciou o resultado. Indicou a filha da serva como sua futura esposa. As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reações. Ninguém compreendeu por que o príncipe escolhera justamente aquela que nada havia cultivado. Então, calmamente, ele esclareceu:
- Esta jovem foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de ser uma imperatriz, a flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei a vocês eram estéreis.
Prof: Sol Batt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui, você encontra os registros textuais e fotográficos de uma educadora... Minha Vida é abençoada por Deus! (Tenho todo o amor que mereço e amo de forma incondicional). Adoro meu trabalho e tudo que realizo é feito com Paixão! Amo a vida e o meu bem maior é viver! Que bom te ver aqui! Aproveite! Bjks Prof. Sol