sexta-feira, 16 de novembro de 2007

O VELHO ÍNDIO GUARANI

O VELHO ÍNDIO


Um velho índio guarani, vovô, disse ao seu neto, o qual estava com raiva de um amigo que lhe havia feito uma injustiça:
‘Deixe-me contar-lhe uma história. Eu mesmo, algumas vezes, senti grande ódio daqueles que me fizeram tanto mal, sem qualquer arrependimento das conseqüências de seus atos. O ódio corrói você, mas não fere seu inimigo. É o mesmo que você tomar veneno, desejando que seu inimigo morra. Lutei muitas vezes contra estes sentimentos”.
E ele continuou:
“É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não magoa. Ele vive em harmonia com todos e não se ofende quando outros não tem a intenção de ofendê-lo. Ele só lutará quando estiver certo de o fazer corretamente. Mas o outro lobo, ah! Esse é cheio de raiva. Mesmo as pequeninas coisas o lançam num ataque de ira! Ele briga com todos, o tempo todo, sem qualquer motivo.
Ele não pode pensar, porque sua raiva e ódio são muito grandes. É raiva inútil, pois ela não irá mudar coisa alguma.
Às vezes é difícil conviver com esses dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar meu espírito”.
O garoto olhou intensamente nos olhos do avô e perguntou:
- “Qual deles vence, vovô?’
O velho índio sorriu e respondeu baixinho:
- “Aquele que eu alimentar mais freqüentemente dentro de mim.



REFLEXÃO:
Qual dos dois lobos você tem alimentado mais na sala de aula?
E no seu lar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui, você encontra os registros textuais e fotográficos de uma educadora... Minha Vida é abençoada por Deus! (Tenho todo o amor que mereço e amo de forma incondicional). Adoro meu trabalho e tudo que realizo é feito com Paixão! Amo a vida e o meu bem maior é viver! Que bom te ver aqui! Aproveite! Bjks Prof. Sol