REGULAMENTO 1ª Olimpíada Municipal de Ciências
Capítulo I- Do Concurso
Art. 1º- A 1ª Olimpíada Municipal de Ciências é uma competição de caráter educativo, que visa estimular alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, a construírem conhecimentos e refletirem de forma critica sobre questões e problemas relacionados à Ciência, em especial ao tema “Vida e Ambiente”.
Art. 2º- É promovida pela SEMEC- Secretaria Municipal da Educação e Cultura.
Art. 3º-São objetivos específicos da 1ª Olimpíada Municipal de Ciências:
-Incentivar a realização de Projetos que possam contribuir para a reflexão em torno do tema “Vida e Ambiente”.
-Incentivar a criticidade e criatividade dos alunos, estimulando-os a intervir no meio sócio-ambiental;
-Despertar o interesse pela ciência e tecnologia, tornando mais forte o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar;
-Promover a valorização e a difusão do conhecimento científico, tecnológico e pedagógico;
-Contribuir para o processo de formação da cidadania;
-Valorizar o trabalho do professor que desenvolve atividades exemplares, criativas e inovadoras na escola;
-Valorizar o trabalho pedagógico da escola.
Capítulo II- Do Trabalho e Inscrição
Art. 4º-O trabalho inscrito na 1ª Olimpíada Municipal de Ciências deve ser original e inédito, abordando temas relacionados à “Vida e Ambiente”.
Art. 5º- Deve ser desenvolvido no ano de 2009, por um (1) aluno (categoria Arte e Ciência), um grupo de alunos (Categoria Projeto Científico), ou um Professor (Categoria Experiência Pedagógica). Os trabalhos dos alunos deverão ter um professor responsável.
Art.6º- Cada escola poderá inscrever dois (2) trabalhos, para cada modalidade de cada categoria, salvo a de Experiência pedagógica, que é livre o número de inscrições por escola.
Art. 7º- A inscrição do trabalho é obrigatoriamente feita por um professor responsável pelo desenvolvimento do projeto na(s) turma(s) e/ou escola.
Parágrafo Único- Se o trabalho for desenvolvido por mais de 1(um) professor, deve ser escolhido apenas 1(um) representante dos docentes pra efetuar a inscrição.
Art.8º- A inscrição é gratuita, devendo atender ao regulamento da 1ª Olimpíada Municipal de Ciências, e deve ser realizada até dia16 de outubro de 2009, das 8 às 17 horas, diretamente na Secretaria Municipal da Educação e Cultura-SEMEC, Rua São João, nº 1620..
Parágrafo Único- Não serão aceitas inscrições por e-mail, fax ou similares, bem como fora do prazo de inscrição.
Art. 9º- Não serão aceitas inscrições com dados ou informações incompletas, ou os trabalhos que não respeitem o objeto, os objetivos e as normas da 1ª Olimpíada de Ciências.
Art. 10- Os originais (redações, desenhos, relatórios, poemas) devem ser encaminhados à SEMEC, em envelopes separados, com identificação contendo modalidade, categoria, nome da escola, nome do professor responsável e nome(s) do(s) alunos(s).
Capítulo III- Das categorias e Modalidades
Art. 11- A 1ª Olimpíada Municipal de Ciências está dividida em cinco (5) categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental- Séries Iniciais, Ensino Fundamental- Séries Finais, Ensino Médio e EJA- Educação de Jovens e Adultos.
Art. 12- As modalidades do Concurso são:
I- Arte e Ciência
a) Redação: Podem inscrever-se nesta modalidade todas as categorias, exceto Educação Infantil. Serão aceitas somente redações individuais, devendo ter relação direta com o tema da Olimpíada. O texto deve ser inédito e original, escrito a próprio punho pelo concorrente, não sendo aceitos trabalhos digitados. Os trabalhos devem conter no mínimo 20 e no máximo, 25 linhas. A comissão analisará a capacidade de expressão, a clareza das idéias e dos argumentos, condizente com a faixa etária da respectiva categoria.
b) Poema: Podem inscrever-se nesta modalidade todas as categorias, exceto Educação Infantil. Serão aceitos somente poemas individuais, devendo ter relação direta com o tema da Olimpíada, ser inédito e original, escrito a próprio punho pelo concorrente.
c) Desenho: Podem inscrever-se nesta modalidade todas as categorias. Os desenhos deverão ser originais, inéditos, feito a próprio punho pelo concorrente, não sendo aceitos trabalhos de computação gráfica. Os mesmos deverão apresentar relação direta com o tema da Olimpíada, em folha de papel sulfite 60.
Parágrafo único- Os desenhos, poemas e redações não devem apresentar nenhum tipo de identificação do concorrente, além daquela prevista no envelope.
II- Projeto Científico
Poderão se inscrever, nesta modalidade, todas as categorias já citadas. Serão aceitos trabalhos coletivos, orientados por um professor, que busquem tornar o processo de ensino-aprendizagem das diversas disciplinas e áreas de conhecimento, dinâmico, interessante e inovador. O tema a ser abordado é de livre escolha, desde que tenha relação direta com o tema desta Olimpíada. Para efeito de avaliação, será levada em consideração a indicação/enumeração do conjunto de métodos, técnicas ou processos utilizados no trabalho, domínio do conteúdo e relevância do assunto. O trabalho deverá ser apresentado pelos componentes e seu professor orientador, dia 06 de novembro de 2009, na culminância da 1ª Olimpíada Municipal de Ciências, dispondo de um biombo de 1,20cm X 1,00cm e uma mesa de 1,00cm x 1,00cm. Pontos de luz, entre outras necessidades, deverão ser apontados na ficha de inscrição.
III- Experiência Pedagógica
Poderão se inscrever, nesta modalidade, professores da rede privada e pública de São Luiz Gonzaga, da Educação Infantil ao Ensino Médio e EJA, que tenha realizado trabalho pedagógico relacionado com o tema da Olimpíada. Para fins de inscrição, o professor deverá entregar relatório do trabalho desenvolvido, contendo fotos, relato, objetivos, metodologia utilizada e considerações sobre a prática, enfatizando os resultados obtidos e a relevância destes no ensino-aprendizagem.
Capítulo IV- Da Avaliação e premiação dos trabalhos
Art.13- O processo de avaliação dos trabalhos estará sob responsabilidade de uma comissão de especialistas da área, organizada pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura.
Art. 14- As decisões das comissões avaliadoras, consignadas em ata, não
serão suscetíveis de recurso e impugnação.
Art. 15- Salvo as colocações premiadas, a Comissão não estabelecerá, aos demais, ranking ou classificação.
Art. 16- A divulgação dos resultados, de todas as modalidades e categorias, dar-se-á na culminância da 1ª Olimpíada Municipal de Ciências, no dia 06 de novembro de 2009.
Art. 17- A premiação será a seguinte:
1º Lugar – Modalidades Redação, Poema, Desenho, Projeto de Ciências e Experiência Pedagógica: um (1) troféu, em cada categoria.
2º Lugar - Redação, Poema, Desenho, Projeto de Científico: 1 (uma) medalha, em cada categoria.
3º Lugar - Redação, Poema, Desenho, Projeto de Científico: 1 (uma) medalha, em cada categoria.
Art. 18- Será fornecido certificado de participação a todos os concorrentes.
Capítulo V- Disposições Gerais
Art.18- Os inscritos concordam com a eventual publicação de imagens ou dos trabalhos inscritos, no todo, em parte ou um texto resumido, em forma ou suporte a serem definidos.
Art.19- A participação de professores e alunos na 1ª Olimpíada Municipal de Ciências implica no conhecimento deste regulamento e na sua aceitação.
Art. 20- Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora.
BOA SORTE!
PARTICIPE!
Obs: As fichas-modelo devem ser reproduzidas pela escola, conforme necessidade.
BLOG: http://solbatt.blogspot.com/
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aqui, você encontra os registros textuais
e fotográficos de uma educadora... Minha Vida é abençoada por Deus! (Tenho todo o amor que mereço e amo de forma incondicional).
Adoro meu trabalho e tudo que realizo é feito com Paixão!
Amo a vida e o meu bem maior é viver!
Que bom te ver aqui! Aproveite!
Bjks
Prof. Sol
Nenhum comentário:
Postar um comentário