CONTEÚDOS NOS EIXOS TEMÁTICOS DO
ENSINO RELIGIOSO
CULTURAS E TRADIÇÕES RELIGIOSAS
TEOLOGIAS
TEXTOS SAGRADOS (orais e escritos)
RITOS
ETHOS
CULTURAS E TRADIÇÕES RELIGIOSAS (conceito)
• É o estudo do fenômeno religioso à luz da razão humana, analisando questões como: função e valores da tradição religiosa, relação entre tradição religiosa e ética, tradição religiosa natural e revelada, existência e destino do ser humano nas diferentes culturas.
• Esse estudo reúne o conjunto de conhecimentos ligados ao fenômeno religioso, em um número reduzido de princípios que lhe servem de fundamento e lhe delimitam o âmbito de compreensão. Assim não se separa das ciências que se ocupam do mesmo objeto como: filosofia da tradição religiosa, história e tradição religiosa, sociologia e tradição religiosa e psicologia e tradição religiosa.
CULTURAS E TRADIÇÕES RELIGIOSAS ( Conteúdos)
A Filosofia da religião A idéia do Transcendente, na visão tradicional e atual;
História da Tradição religiosa
A evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas no decorrer dos tempos.
Sociologia e tradição religiosa
A função política das ideologias religiosas.
Psicologia e tradição religiosa As determinações da tradição religiosa na construção mental do inconsciente pessoal e coletivo
Psicologia e tradição religiosa
ESCRITURAS SAGRADAS E/OU TRADIÇÕES ORAIS (Conceito)
São os textos que transmitem, conforme a fé de seus seguidores, uma mensagem do Transcendente, onde pela revelação, cada forma de afirmar o Transcendente faz conhecer aos seres humanos seus mistérios e sua vontade, dando origem às tradições. E estão ligados ao ensino, à pregação, à exortação e aos estudos eruditos.
Contém a elaboração dos mistérios e da vontade manifesta do Transcendente com o objetivo de buscar orientações para a vida concreta neste mundo. Essa elaboração se dá num processo de tempo-história, num determinado contexto cultural, como fruto próprio da caminhada religiosa de um povo, observando e respeitando a experiência religiosa de seus ancestrais, exigindo a posteriori uma interpretação e uma exegese.
Nas tradições religiosas que não possuem o texto sagrado escrito, a transmissão é feita na tradição oral.
ESCRITURAS SAGRADAS E/OU TRADIÇÕES ORAIS (conteúdos)
Revelação A autoridade do discurso religioso fundamentado na experiência mística do emissor que a transmite como verdade do Transcendente para o povo;
História das narrativas agradas O conhecimento dos acontecimentos religiosos que originam os mitos e segredos sagrados e a formação dos textos;
Contexto Cultural A descrição do contexto sóciopolítico-religioso de terminante na redação final dos textos sagrados;
Exegese A análise e a hermenêutica atualizadas dos textos sagrados.
TEOLOGIAS (CONCEITOS)
É o conjunto de afirmações e conhecimentos elaborados pela religião e repassados para os fiéis sobre o Transcendente, de um modo organizado e sistematizado.
Como o transcendente é uma entidade ordenadora e o senhor absoluto de todas as coisas, expressa-se esse estudo das verdades de fé.
A participação na natureza do Transcendente é entendida como graça e glorificação, respectivamente no tempo e na infinidade. Para alcançar essa infinidade o ser humano necessita passar pela realidade última da existência do ser, interpretada como: ressurreição, reencarnação, ancestralidade, havendo espaço para a negação da vida além morte.
TEOLOGIAS (Conteúdos)
Divindades A descrição das representações do Transcendente nas tradições religiosas;
Verdades de fé O conjunto de mitos, crenças e doutrinas que orientam a vida do fiel em cada tradição religiosa;
Vida além morte As possíveis respostas norteadoras do sentido da vida: a ressurreição, a reencarnação, a ancestralidade e o nada.
RITOS (conceito)
É a série de práticas celebrativas das tradições religiosas formando um conjunto de: que podem ser agrupados em três categorias:
a)Rituais - que podem ser agrupados em três categorias principais:
1) “os propiciatórios” – que se constituem principalmente nas orações, sacrifícios e purificações.
2) “os divinatórios” – que visam conhecer os desígnios do Transcendente em relação aos acontecimentos futuros.
3) “os de mistério” – que compreendem as várias cerimônias relacionadas com certas práticas limitadas a um número restrito de fiéis, embora também haja uma forma externa acessível a todo o povo;
b) Símbolos - que são sinais indicativos que atingem a fantasia do ser, levando-o a compreensão de alguma coisa;
c) Espiritualidades – que alimentam a vida dos adeptos através de ensinamentos, técnicas e tradições, a partir de experiências religiosas e que permitem ao crente uma relação imediata com o Transcendente.
RITOS (Conteúdos)
Rituais A descrição de práticas religiosas significantes, elaboradas pelos diferentes grupos religiosos;
Símbolos A identificação dos símbolos mais importantes de cada tradição religiosa, comparando seu(s) significado(s).
Espiritualidades O estudo dos métodos utilizados pelas diferentes tradições religiosas no relacionamento com o transcendente, consigo mesmo, com outros e o mundo.
ETHOS (conceito)
É a forma interior da moral humana em que se realiza o próprio sentido do ser. É formado na sua percepção interior dos valores, de que nasce o dever como expressão da consciência e como resposta do próprio “eu” pessoal. O valor moral tem uma ligação com um processo dinâmico da intimidade do ser humano e, para atingi-lo não basta deter-se à superfície das ações humanas. Essa moral está iluminada pela ética, cujas funções são muitas, salientando-se a crítica utópica.
A função crítica, pelo discurso ético, detecta, desmascara e pondera as realizações inautênticas da realidade humana. A função utópica projeta e configura o ideal normativo das realizações humanas.
Essa dupla função concretiza-se na busca de “fins” e de “significados”, na necessidade de utopias globais e no valor inalienável do ser humano e de todos os seres, onde ele não é sujeito nem valor fundamental da moral numa consideração fechada de si mesmo.
ETHOS (conteúdos)
Alteridade As orientações para o relacionamento com o outro, permeado por valores;
Valores O conhecimento do conjunto de normas de cada tradição religiosa apresentando para os fiéis no contexto da respectiva cultura;
Limites A fundamentação dos limites éticos propostos pelas várias tradições religiosas.
Objetivos para o Ensino Religioso na Educação Básica
EDUCAÇÃO INFANTIL
Valorizar a vida com um dom, e desenvolver atitudes de respeito e responsabilidade consigo mesmo, com o outro, com a natureza e com o Transcendente;
Proporcionar o conhecimento do fenômeno religioso, a partir da realidade sociocultural do educando, desenvolvendo noções básicas de identidade, alteridade e transcendência;
Conhecer e vivenciar manifestações culturais e religiosas da vida cotidiana, identificando os seus símbolos e percebendo sua relação com o transcendente.
ENSINO FUNDAMENTAL
ANOS INICIAIS
Valorizar a vida como criação do transcendente, reconhecendo nossa responsabilidade pela sua preservação;
Conhecer a sua própria cultura, respeitando os valores das diversas tradições religiosas, possibilitando a convivência, o respeito, a tolerância e a solidariedade com o diferente;
Conhecer os textos sagrados, orais e escritos, das diversas manifestações religiosas nas diferentes culturas.
ENSINO FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS
Conhecer o pluralismo religioso e a diversidade cultural como parte histórica de cada povo;
Identificar os elementos essenciais, comuns e particulares, das diversas tradições religiosas;
Proporcionar o diálogo inter-religioso na busca e no cultivo de valores morais, éticos e religiosos, vivenciando hábitos e atitudes conscientes na busca de transcendência e de cidadania;
ENSINO FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS
Favorecer a compreensão do significado das diversas tradições religiosas, fortalecendo as predisposições de cada ser humano a perceber a vida como dom gratuito e o mundo como um todo, onde o educando pensa, sente, decide e age como alguém chamado a realizar um projeto existencial;
Compreender as diferentes dimensões da vida, através da crença, da ciência,do conhecimento do sagrado, da identidade e da corporeidade, diferentes expressões de gênero,dons e potencialidades; relacionamento e afetividade.
ENSINO MÉDIO
Estimular o educando a definir conceitos referenciais de valores que sustentem a opção pelo bem, pela verdade, pela justiça e pelo amor;
Contribuir para que o educando perceba-se inserido no processo de transformação da sociedade para o bem comum;
Estimular o espírito de reflexão, solidariedade e fraternidade com o outro,levando-o a formular questionamentos existenciais, a fim de elaborar as suas próprias respostas;
Proporcionar o conhecimento dos elementos que compõem o fenômeno religioso, a partir de experiências religiosas percebidas no contexto do educando;
Refletir o sentido da ética e da moral como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do aluno, levando-o a ouvir e respeitar as idéias dos outros;
Oportunizar uma vivência harmoniosa, proporcionando atividades que levem o educando a buscar a superação dos seus limites, identificando suas possibilidades e reconhecendo o diferente como integrante da construção da paz sem exclusões;
Estimular o respeito á diversidade religiosa, sem qualquer forma de proselitismo, procurando o conhecimento da religiosidade por meio de ritos, tradições, celebrações e textos sagrados.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Conhecer as diversas concepções de mundo, presentes nas diferentes tradições religiosas, envolvendo os aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais;
Compreender a origem dos textos, ritos e símbolos sagrados na história das tradições religiosas;
Promover, por meio da informação, reflexão e vivência de valores morais, éticos e religiosos, o diálogo inter-religioso e, consequentemente, a superação de preconceitos.
Visite o blog: http://solbatt.blogspot.com/
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Aqui, você encontra os registros textuais
e fotográficos de uma educadora... Minha Vida é abençoada por Deus! (Tenho todo o amor que mereço e amo de forma incondicional).
Adoro meu trabalho e tudo que realizo é feito com Paixão!
Amo a vida e o meu bem maior é viver!
Que bom te ver aqui! Aproveite!
Bjks
Prof. Sol
Gostaria de entender um pouco mais sobre a ideia do "Transcendente" no ensino nas aulas de ensino religioso.
ResponderExcluirSó tenho a dizer que é maravilhoso seu blog, parabéns, Deus te abençoe sempre.Bom fim de semana
ResponderExcluiradorei as informações sou muito leiga no assunto,mas entendi um pouco;valeu beijos.
ResponderExcluirGostaria de ver textos sobre o ensino religioso dentro destes conteúdos. Amei!!! as informações organizadas por você.
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